domingo, 25 de abril de 2010

Should I stay or should I go?

Existem situações na vida que não dá pra saber qual vai ser a nossa reação até sermos confrontados com elas. Creio que a nossa idade influa para que a decisão seja mais rápida ou mais calculada. Mas nada nos prepara para o momento de entrar para o mercado imobiliário.

Veja bem, eu quero comprar uma casa. O que eu não sei é se quero morar aqui pra sempre. Ou se quero voltar pro Brasil. Se devo guardar dinheiro pra comprar um terreno por lá ou uma casa aqui. Os riscos são enormes. E se a gente comprar uma casa e a região desvalorizar? E se a gente não conseguir pagar todas as contas? E se a gente não gostar da casa, dos vizinhos, dos filhos dos vizinhos?

Eu me sinto entre a cruz e a espada. Por um lado, achamos "a" casa, temos dinheiro pro depósito e fomos qualificados pro empréstimo, por outro a dúvida. Devemos esperar, ter um depósito maior, guardar dinheiro e voltar pro Brasil, procurar mais, pesquisar mais???

Sei que não tem uma resposta certa para as minhas perguntas, que nunca vai ser o momento certo, que é preciso arriscar, etc, etc... O problema é que eu não sou assim. Eu tenho que saber que o que eu quero é isso mesmo, sem incerteza.

Quando eu vim morar pra cá, eu nunca, nem por um minuto, achei que aqui seria o meu "último" lugar. Sempre achei que em alguns anos eu voltaria pro Brasil, que mais cedo ou mais tarde, a pátria mãe (e a minha mãe) falariam mais alto e eu voltaria correndo e com um sorriso no rosto. Por isso que essa decisão está me matando. Comprar uma casa aqui meio que significa que o destino está selado, pelo menos pelos próximos 10 anos.

Me dá um aperto no coração e meus olhos marejam só de pensar. Mas não dá pra viver a vida pela metade. Eu sei disso. Acho que estou ficando velha e muito sentimental. Não consigo mais viver o "que será, será"...

Alguém tem uma bola de cristal pra emprestar?

PS. O título é a música do The Clash: Should I stay or should I go now? /If I go there will be trouble / An’if I stay it will be double / So come on and let me know!

Nenhum comentário: