quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cupcakes & Buttercream

Seguindo a linha "me chama de dona-de-casa que eu gosto", aqui vai um outro post comestível. Dessa vez fiz cupcakes lindinhos, fofinhos e deliciosos.

- O que são cupcakes e buttercream? Você, minha amiga dona-de-casa, se pergunta.

Cupcakes (ou fairy cakes na Inglaterra) são bolos tipo pão-de-ló que são assados em forminhas de papel, então são mini bolos. Buttercream é a cobertura de bolo mais usada por aqui, ela é puramente manteiga e açúcar de confeiteiro batido até ficar com uma consistência parecida com glacê de açúcar (acho que é esse o nome em português!).

Então vamos lá!

Ingredientes e método para o cupcake:


 
Coloque 12 forminhas de papel para cupcakes (formas para muffin serve) na forma de 12. Na Inglaterra você encontra os dois em supermercados, cook shops, ou online.

Rende 12 cupcakes (ou 18 se você fizer mini-cupcakes)
  • 120g farinha de trigo
  • 140g açúcar
  • 1½ colher de chá rasa de fermento
  • pitada de sal
  • 40g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 120ml leite
  • 1 ovo médio
  • ¼ colher de chá de extrato de baunilha (não essência, extrato!)

 
1. Aqueça o forno a 170C.
2. Coloque a farinha, açúcar, fermento, sal e manteiga numa tijela e bata com a batedeira em velocidade baixa até ficar com consistência de areia e todos os ingredientes estiverem incorporados. 


  

 

3. Pouco a pouco coloque metade do leite (60ml) até que seja incorporado.
4 . Bata o restante do leite com o ovo e o extrato de baunilha. Acrescente aos poucos à massa e continue batendo com a batedeira por uns dois minutos até incorporar tudo e ficar com uma massa lisa. Não bata muito porque senão os bolos ficam pesados quando assados.
5. Coloque a massa nas forminhas de papel, encha até um pouco mais da metade - mais ou menos 2 colheres de sopa, é suficiente para poder colocar a cobertura de buttercream. Eu preferi usar saco de confeiteiro, foi mais fácil e não suja as bordas do papel, que é importante se for confeitar.
6. Asse por 20-25 minutos no forno pré-aquecido. Se estiver fazendo mini cupcakes, retire do forno 3-5 minutos antes. Em dúvida, espete um palito no meio do bolo, se sair limpo, o bolo está pronto. Espere esfriar um pouco para tirar da forma.

Ingredientes e Método para fazer o Buttercream
------------------------------------------------------------------------
Existem dois métodos de fazer buttercream, o que eu geralmente uso é para cada parte de manteiga, duas partes de açúcar de confeiteiro e uns pingos de água fervendo no final, pra ficar mais aerado. Coloco a receita aqui, mas a que eu fiz hoje está com as fotos.

• 250g açúcar de confeiteiro (peneirado)
• 125g manteiga sem sal (em temperature ambiente)
• Algumas gotas de extrato de baunilha (se quiser)
• Algumas gotas de água fervendo

1. Separe o açúcar em três partes.
2. Na batedeira bata a manteiga até ficar com uma cor mais pálida. Acrescente uma parte de açúcar a manteiga e bata em velocidade baixa até incorporado. Use uma espátula para limpar os lados. Acrescente a segunda parte do açúcar e bata. Acrescente a ultima parte de açúcar e bata até bem incorporado.
3. Junte a água e o extrato de baunilha. Incorpore usando a batedeira. A água ajuda a cobertura a ficar mais aerada e leve.
4. Nesse estágio voce pode acrescentar o corante.

Essa receita dá e sobra para 12 cupcakes.
----------------------------------------------------------------------

Resolvi fazer uma receita diferente hoje, também funcionou, mas o creme ficou bem mais firme depois de confeitado, então é bom se for no verão, ou se os bolos forem deixados em lugares quentes.
  • 250g açúcar de confeiteiro peneirada
  • 80g manteiga sem sal em temperatura ambiente (tem que estar beeem mole!)
  • 25ml leite integral (4 colheres de chá bem cheias)
  • Algumas gotas de extrato de baunilha

 

1. Na batedeira, em velocidade média, primeiro bata a manteiga por uns 4-5 minutos. Ela vai ficar levinha e vai mudar de cor, ficar um creme bem pálido.
2. Bata a manteiga com o açúcar.
3. No fim ficou meio esfarelado, quase como uma textura de pasta de açúcar.
4. Misture o leite e a baunilha e batendo sempre coloque duas colheres do líquido por vez. Bata bem em velocidade baixa. Quando todo o leite estiver incorporado, bata em velocidade alta por pelo menos 5 minutos. Quanto mais batido, mais aerado o creme vai ficar.
5. Nesse estágio voce pode acrescentar o corante – mas lembre-se, coloque sempre menos e vá ajustando, porque se colocar demais e a cor ficar muito forte não tem como tirar!

Eu gostei mais da outra receita, mas claro, fica muito mais calórico porque usa mais manteiga. Agora é só confeitar.

 
Usando uma espátula ou faca sem serra (espátula é melhor) passe o creme no cupcake (quando estiver frio!) até ficar rente à borda da forminha de papel. Use confeitos para decorar. Se quiser use bico de confeitar (o melhor é Wilton 1M ou similar) pra fazer o "redemoinho" ou rosa. Eu usei um bico diferente dessa vez e não ficou tão bonito. Eu também não tive muito creme com essa receita, então não pude usar à vontade.

Esses foram feitos hoje.

Esses foram feitos a algumas semanas atrás, com a primeira receita de buttercream e usando o bico correto.

2 comentários:

maria helena disse...

Adorei as receitas, especialmente a dica da água quente, nunca tinha ouvido falar. E estou numa saga para comprar o bico 1M da wilton avulso. Valeu pelas dicas e felicidades.

Fernanda disse...

Olá...este creme derrete?? Tenho que fazer uns cupcakes e queria usar este creme...só uso pasta americana,quero mudar!