sábado, 16 de outubro de 2010

Stieg Larsson - The Millennium trilogy


151 of 365 - the last book, originally uploaded by KatiaUK.

Fim-de-semana passado li o último livro da trilogia Millennium do escritor sueco Stieg Larsson (Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo, A Rainha do Castelo de Ar).

(Os títulos dos livros em português são muito diferentes dos em inglês, isso quer dizer que os dois não devem parecer nada com os títulos em sueco!)

Eu gostei, médio. Os três livros são bem descritivos, o primeiro é o melhor da série na minha opinião. O segundo é o mais fraco, porque é só a ponte para finalizar a história, então não me deixou muito interessada.

A sinopse, diretamente do Amazon

Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. 


Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. 


O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.

Nenhum comentário: