quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Por amor à Loucura


Mirror, mirror, originally uploaded by KatiaUK.

Amar são Paulo não é uma tarefa fácil. É como ter um namorado que te dá tudo que você precisa, mas que você queria amar menos pra poder terminar.

O trânsito, a violência, o caos generalizado parecem que ficam em segundo plano quando se mora nessa cidade. A gente se acostuma, ou fecha os olhos e finge que não vê.

Mas, muito mais que todo esse horror e feiúra urbana, o coração bate descompassado cada vez que volto pra casa. Estou falando muito além da saudade da família e amigos. Estou falando da saudade do concreto, dessa beleza que não existe em nenhum outro lugar. Quando eu volto à São Paulo, estou voltando pra casa.

Claro, a brutalidade da realidade logo se faz presente: 1h pra ir da Liberdade até o Ibirapuera. Se chover, fudeu. Assalto no farol, assalto no trânsito. Crianças vendendo bala. Criança cheirando cola. Criança com faca na mão te assaltando.

Tenho plena consciência que amo aquilo que jamais deveria ser amado. Mas, assim como pessoas, a cidade não tem só defeito. Tem qualidade. Tem gente de qualidade. Essa cidade tem alma e nem toda a feiúra externa pode matar o que tem de mais belo.

Em São Paulo eu amei, fui amada. Desejei ardentemente o beijo de um menino... beijo que nunca veio. Descobri que a vida é cheia de felicidade, mas também cheia de decepções. Fiz amigos que levo comigo no coração. Entendi que ser 'amiga' de muitos não me interessa, ser amiga de quem eu verdadeiramente amo é o que me interessa. Nessa cidade eu ouvi segredos, eu fiquei calada. Eu quis dar um tapa, eu tive que dar a cara à tapa.

Foi nesse trubilhão que eu virei gente. Foi essa loucura que me fez.

Eu olho pra trás e sinto um orgulho tão grande de poder ser parte - ainda que quase insignificante - da história dessa cidade deslumbrantemente assustadora.

Te amo. Sempre.

2 comentários:

Cido disse...

:'-) <3

GZ disse...

Nossa que texto mais bem escrito. Vc falando assim de SP me faz lembrar da minha querida Cuiaba.
Aodor seu blog, continue escrevendo ;)