sábado, 12 de março de 2011

Bolo de Chocolate Marmorizado


Uma só palavra para descrever esse bolo: Delícia! Então, mãos à obra. Parece difícil, mas é muito simples e facinho de fazer.


Ingredientes:
225g de manteiga
225g de açúcar
225g de farinha de trigo com fermento
4 ovos grandes
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
1½ colheres de sopa de cacau em pó
1½ colheres de sopa de água fervendo

Para a cobertura:
150g de chocolate amargo (39%)
2 colheres de sopa de água
100g manteiga
50g de chocolate ao leite de boa qualidade

Modo de Fazer:

     

1. Aqueça o forno a 180°. Numa forma de anel (daquelas com buraco no meio), unte e cubra com tiras de papel manteiga (fica mais fácil de desenformar o bolo). Se você tiver uma forma de silicone (como a minha amarela na foto), untar e enfarinhar é mais que suficiente.

2. Numa tigela grande, bata todos os ingredientes (menos o chocolate e a água). Quando a massa estiver pronta, separe metade em outra tigela.

3. Numa vasilha pequena, misture o chocolate em pó e a água fervendo. Junte à uma das metades da massa do bolo.

4. Usando uma colher, coloque a massa na forma, alternando uma com chocolate, uma sem. Quando terminar, use uma faca, ou o cabo da colher pra misturar delicadamente as duas. Eu geralmente faço um zig-zag. E é assim que o bolo fica com um efeito marmorizado.

     

5. Leve ao forno por 40-50 minutos. No meu forno, esse bolo leva 45 minutos para assar. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Desenforme em uma grade para terminar de esfriar.

     

7. Quando o bolo estiver frio, prepare a cobertura de chocolate. Em uma vasilha de vidro, quebre o o chocolate amargo e adicione a água e a manteiga. Sobre vapor (numa panela com água fervendo, mas sem a água encostar na vasilha de vidro) derreta tudo mexendo ocasionalmente. Retire do vapor quando todo chocolate e manteiga estiverem derretidos formando uma calda de chocolate.


8. Com uma colher, jogue a calda no bolo e vá cobrindo toda a superfície. A calda fica mais espessa quando começa a esfriar então tem que terminar de cobrir bem rapidinho. Deixe esfriar por 1 hora.

     

9. O último toque é a decoração, que é feita com o chocolate ao leite derretido. Usando uma tigela de vidro pequena, derreta o chocolate ao leite (da mesma maneira da cobertura). Coloque o chocolate derretido em um saco de confeiteiro (os descartáveis são os melhores), corte uma pontinha e decore o bolo do jeito que quiser!

DICA: se não tiver saco descartável, use saquinhos de freezer, mas coloque dois, caso um estoure!

Um comentário:

Cido disse...

Todas baba! :P