sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cirurgia à Laser 1

Há muito tempo venho querendo corrigir o grau que tenho nos olhos. Dei uma olhada na Inglaterra, onde me disseram que eles não poderiam fazer a cirurgia porque o meu olho direito era de 'risco' (eu ja fiz duas cirurgias nesse olho). Fiquei p da vida especialmente porque não foi nem um médico que fez o 'diagnóstico', mas sim uma técnica (optician). Me desculpe, mas se você não tem um diploma de medicina com especialização em oftalmologia, eu não confio na sua opinião.

Quando vim ao Brasil a uns anos atrás fui à minha oftalmo (Dra Emi Mori) e perguntei o que ela achava. Ela me disse que agora estava super seguro e ela não via porque não fazer. Ela me recomendou ficar um mês sem lente de contato antes da consulta e eu teria que passar com o marido dela (obviamente o Dr Mori). E eu fiz isso. Liguei pra marcar uma consulta em Novembro, perguntei coisas básicas, tipo preço, tempo de recuperação etc. Quando cheguei ao Brasil fui até o consultório, que fica na Galvão Bueno (na Liberdade - SP). O Dr Mori, que é tão simpático quanto a sua esposa, fez todos os testes necessários e me disse que ele acreditava que daria até pra fazer o meu olho direito, não 100%, mas melhorar bastante.

Marcamos a cirurgia pro dia 17-12-2009, no Hospital Santa Cruz. Meu irmão me levou até lá, e fiz alguns exames e logo entrei pra sala de cirurgia. Todos foram extremamente simpáticos e profissionais. Deitei na cadeira (tipo aquelas de dentista) e eles começaram com meu olho direito! Não estava achando que eles iriam fazer qualquer coisa com o lado direito então fiquei surpresa. Luz forte, colírio anestésico, esguichos de soro.

A técnica foi a ceratectomia fotorrefrativa (PRK, que é um procedimento cirúrgico que utiliza um raio laser extremamente preciso para remover tecido corneano, com o objetivo de corrigir erros de refração. A PRK é realizada na superfície da córnea. Na PRK, uma grande parte do epitélio corneano (a camada externa de células) precisa ser removida, então é comose o olho fosse esfolado ou a córnea raspada, causando dor, irritação, lacrimejamento, visão embaçada e a sensação de corpo estranho. eu definitivamente estou com esses sintomas, mas no dia após a cirurgia já está muito melhor!

Após a PRK, a visão fica embaçada nos primeiros dias, mas melhora com a cicatrização do epitélio corneano e a retirada dos curativos. Ao final de uma semana, a visão estará razoavelmente boa. A correção geralmente se estabiliza após um período de seis meses.

No olho esquerdo foi LASIK (laser-assisted in situ keratomileusis).

As duas técnicas são super rápidas e usam o laser por 5 segundos no máximo.

Fiquei com uma fotofobia danada depois da cirurgia, que ainda persiste, mas está muiiito melhor hoje, tanto que estou aqui escrevendo este post. Não posso te dizer como é lindo poder ver sem ter que usar óculos ou lente de contato!!! Minha visão do olho esquerdo já está ótima, não sinto nenhuma dor, nada, nada. O olho direito ainda está dolorido mas isso era de se esperar, eu ainda estou com uma lente intra ocular que só vou tirar semana que vem.

Eu venho contar o que acontence depois....

Um comentário:

}¡{ disse...

Aaaah, agora entendi!
Melhoras pra vc assim vc vai poder as cores do Natal de uma forma diferente :)
Bjs x