quarta-feira, 27 de abril de 2011

What's the point?



Tentei achar uma tradução cabível pro título, mas não consegui. Por que não quero saber o sentido da vida, quero saber se vale a pena.

What's the point é o que se pergunta quando tudo parece perda de tempo. Estudar, trabalhar, ir, vir, tentar ser bom, tentar ser mau. É quando algo acontece que te deixa sem rumo, te tira o chão, te vira do avesso. Quando levantar da cama requer um esforço descomunal e mesmo quando em pé, não há luz no fim do túnel. É como estar no fundo do poço.

Acho que faz parte do ser humano ser depressivo (alegria constante é, certamente, loucura). Por mais que as coisas estejam bem, tem sempre uma ponta de tristeza logo ali na esquina.

E a tristeza nunca vem sozinha. Traz as colegas: melancolia, mágoa, arrependimento, saudade. Tudo num pacote só. Mas adianta se sentir assim, tão... miserável?

"Aqueles que não choram, não vêem" -- como diz Victor Hugo em Les Misérables.

Adianta. Pelo menos pra mim, adianta. Eu choro de tristeza sempre. Às vezes vem do nada, me bate uma tristeza desoladora e eu desato a chorar. Quanto mais eu choro, mais triste eu fico e choro mais. Assim vai, até eu me lembrar de todas as coisas que eu não posso mudar, todas as coisas que eu queria ter dito, todas as pessoas que eu queria que ainda estivessem comigo. Eu choro por toda tristeza que eu causei, toda mágoa que me deixaram, toda perda que sofri. Até ficar completamente vazia, até não ter mais nada por que chorar.

Do choro compulsivo vem a realização da imensa felicidade que eu também vivo. Saber que eu tenho um marido, uma família e saúde suficiente para vê-los e amá-los incondicionalmente, quase me sufoca de felicidade.

Sim eu tenho que questionar. Tenho que parar e pensar porque. Por que eu, por que aqui, por que agora? Porque se eu não me questionar, eu não vou dar tanto valor à tudo que eu tenho. Se eu não me perguntar, eu vou achar que eu tenho direito a tudo isso. E não. Não é meu de direito. Porque eu luto por essa felicidade todo dia.

E a resposta à minha pergunta: Claro que vale a pena. Um dia de cada vez, com suas dores e alegrias.

Eu tenho certeza de que tem gente por todo lado que olha por nós, que sente um orgulho tremendo de tudo que a gente conquistou - e muito mais importante - Eles sentem orgulho das pessoas do bem que nós nos tornamos.

Nenhum comentário: