segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bolo de Brigadeiro

Peguei essa receita do cybercook, mas ela tava tão mal explicada que metade do bolo eu fiz no espírito "seja o que Deus quiser"!

Tenho que confessar que eu só olhei os ingredientes, gostei dessa por que a cobertura não é de brigadeiro, mas de ganache, então o bolo não ficaria tão enjoativo.

Então aqui vai a receita adaptada, com todos passos que eu tive que "adivinhar".

Para o bolo


Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 1/2 xícara de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Unte uma forma redonda de 25cm e ligue o forno em 180°. Se quiser cubra o fundo da forma com papel manteiga, fica mais fácil para desenformar. se usar forma de silicone não precisa cobrir o fundo, só untar com manteiga é suficiente.

Numa panela esquente o leite e o óleo até ficar morno. Reserve.



Numa tigela grande, peneire a farinha, o açúcar, o chocolate e o fermento. Coloque o leite com o óleo aos poucos e misture devagar. Coloque os ovos e misture bem . Fica uma massa bem lisa e homogênea quando bem misturado. Parece que é muito líquido pra massa (foto), mas não é não - e eu usei ovos grandes!



Asse por 40/45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e desenforme.



Enquanto o bolo esfria, faça a calda e o recheio.

Para calda
2 colheres (sopa) de rum
1 colher (sopa) de açúcar
300ml de leite

Leve todos os ingredientes ao fogo médio até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

Para o recheio de brigadeiro
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
8 colheres (sopa) de chocolate em pó (eu usei só 4 bem cheias)

Faça o brigadeiro mas retire do fogo antes do ponto de enrolar. Assim que ele começar a descolar do fundo da panela já está bom. Retire do fogo e deixe esfriar.


Montando o bolo

Quando o bolo estiver frio, corte ao meio.


Usando uma grade pra bolo, regue os dois lados do bolo com a calda de leite. Eu usei mais na parte de baixo.

Coloque o recheio de brigadeiro na parte de baixo do bolo.


Cubra com a outra metade do bolo. Agora faça a cobertura.

Para a cobertura de ganache
100ml de leite
250g de chocolate meio amargo

Leve tudo ao fogo até derreter o chocolate.

Ainda na  grade pra bolo, cubra o bolo todo com o ganache morno, quase frio (se estiver muito quente ele é muito liquido). Decore com chocolate granulado e se quiser com bolinhas de brigadeiro.




Um comentário:

GZ disse...

nosssa que delicia!! eu nunca fiz um bolo de chocolate, esse parece facil.. vou tentar qdo tiver inspirada ;D
amei as fotos, bjos