domingo, 14 de agosto de 2011

Granita de Café

Aqui na Inglaterra, programas de culinária aparecem em todos os canais nos mais diversos horários. Agora tem um passando que se chama "The Good Cook", ou o bom cozinheiro. O chef é Simon Hopkinson, que também é autor de vários livros de receitas.

Uma receita que ele fez, ultra simples, eu tive que tentar. É uma sobremesa de adultos, daqueles que gostam de um café depois da refeição. Fiz para um jantarzinho que tivemos em casa com família e amigos.

From the bbc website

Ingredientes
600ml  café expresso ou café bem forte quente (eu fiz um café forte com o dobro de pó que geralmente uso)
120g de açúcar refinado

Para servir
300ml de creme de leite fresco
1 vagem de baunilha, só as sementes raspadas (opcional)
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

Método de preparação
  1. Coloque uma assadeira rasa (cerca de 1 litro de capacidade) no freezer.
  2. Em uma panela, misture o café e o açúcar. Em fogo baixo,  dissolva o açúcar no café. Deixe esfriar.
  3. Despeje a mistura de café na assadeira e congele por 40 minutos. Depois de 40 minutos, verifique se existem cristais de gelo se formando em torno da borda. Se houver, gentilmente trazê-los para o centro líquido, usando um garfo. Coloque a volta granita ao freezer.
  4. Depois de cerca de 20 minutos tire a assadeira do freezer e repita o mesmo processo do passo 3. Continue fazendo isto de 20 em 20 minutos até que a mistura toda é uma massa de cristais de café, sem líquido remanescente. Uma vez que esta consistência tenha sido alcançada, transfira a granita para uma caixa de plástico com tampa e guarde no congelador até que seja necessário.
  5. Coloque o creme de leite, a baunilha eo açúcar de confeiteiro em uma tigela grande. Acrescente um punhado de gelo picado e bata a mistura até engrossar, mas sem ficar firme.
  6. Servir a granita em copos previamente deixados no congelador e coloque uma colherada do creme por cima.
A receita é muito simples de fazer e fica uma delícia. Da próxima vez que fizer tiro fotos!


Nenhum comentário: