Mostrando postagens com marcador turismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador turismo. Mostrar todas as postagens

sábado, 3 de setembro de 2011

Chá da tarde

Eu e uma amiga eramos loucas pra ir tomar chá da tarde no Ritz em Londres. Estavamos planejando há anos, mas nunca deu certo. Outro dia conversando sobre isso, decidimos que o Ritz, mesmo com sua pompa e circunstância não nos merecia.
1. Tem que pagar adiantado. Me fale, qual restaurante digno te faz pagar adiantado pela comida que você ainda não comeu e nem sabe se vai estar boa?
2. Eles autorizam - au-to-ri-zam - mulheres a ir de calça comprida.
3. Tem que ir vestido "apropriadamente", ou seja, use o traje da missa de domingo

Eu hein, não vou nem ver a Rainha, o que eles pensam que são? Aliás, em que ano eles pensam que estão?? 1810??? Conclusão: Ritz is out.

Então, se alguém estiver procurando lugares pra ir tomar chá em Londres, existem outros lugares além do Ritz, que são muito mais civilizados, não vivem achando que ainda estamos na época do Império e mulheres não precisam pedir permissão pra usar calça.

Vi vários outros lugares que oferecem chá da tarde, com a mesma elegância e sem nem um traço do esnobe do Ritz, por exemplo o Dorchester, ou o Savoy e até mesmo o Claridge's.

Mas achei um outro lugar para irmos tomar nosso chá e comer nossos sanduíches de pepino. O Palm Court fica no Langham Hotel e o seu Afternoon Tea ganhou o prêmio de melhor chá da tarde de Londres em 2010.

O hotel é lindo, bem pertinho de Oxford Circus então dá pra ir dar uma voltinha na Liberty antes de ir tomar um chá.


Todos no hotel são atenciosíssimos, mas sem serem chatos. Fomos ao toalete primeiro, porque o banheiro é decisivo nessas horas, se o lugar é bom, o banheiro tem que ser 10.


O banheiro era ótimo. Bom sinal. Vamos ao que interessa que é o afternoon tea! Claro que primeiramente se escolhe o tipo de chá. Depois eles servem os sanduíches, os scones (que é tipo um pãozinho amanteigado) com creme de leite (clotted cream) e geléia, e só então os bolos, doces e macarons.

    

     

Tudo estava lindo, gostoso e relaxado, a gente pode tirar foto à vontade (no Ritz não pode), ficamos lá por mais de 2 horas, saímos com a barriga explodindo e felizes!

Eu escolhendo o chá.

No meu veredicto o Chá da Tarde no Langham está aprovadíssimo!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Próxima parada


Viajar é como uma benção divina. Sempre foi. É como uma espécie de catarse que eu preciso na minha vida, pra saber que eu ainda sou dona do meu nariz e do meu destino.

O ato de fazer as malas e ir de encontro ao desconhecido, com lugares, cheiros e costumes diferentes do que eu tenho no dia-a-dia me traz um prazer como nenhum outro.

Se dinheiro não fosse um empecilho, eu seria cidadã do mundo, sem endereço fixo.

Mas como todo pobre mortal, tenho que planejar e economizar pra poder ir viajar. Se for cara, tenho que economizar em dobro. Isso sem contar que viajar para o Brasil eu não considero passeio, então não conta; daí veja bem: tenho que ter dinheiro para as passagens pro Brasil e também dinheiro suficiente pra fazer outra viagem. Isso lá é vida?

Vejo pessoas que passam a vida inteira sem nunca sair do seu país e elas não me parecem infelizes. Eu até tenho uma invejinha delas por serem assim tão blissfully unaware. Como eles conseguem?? Passar a vida inteira sem ter o prazer de conhecer algum lugar completamente diferente do que se está acostumado?

Eu, se não viajo viro um monstro de dentes pontiagudos e língua ferina, literalmente passo mal. Esse ano, porém, as coisas estão estranhas. Ao mesmo tempo que quero muito ir passear, também quero outras coisas. E essa divisão está diretamente relacionada com a minha relutância de decidir para onde ir. Qual a próxima parada?

Pensei em vários países, dezenas de lugares fabulosos que eu adoraria conhecer. Não sei qual vai ser, ou se eu realmente vou viajar. A indecisão mimata!!

Tudo que sei é que o monstro está prestes a vir à tona. Daí é cada um por si. E coitado do marido.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dicas de Viagem - Londres

Estou sempre indo a Londres, mas acho que nunca postei dicas de viagem... Deve ser porque eu ache simples pegar o trem ou carro e estar lá rapidinho, fazer o que tem que ser feito e voltar pra casa.

Como eu acabei de passar um fim-de-semana lá, resolvi deixar umas dicas para os viajantes.

Para chegar lá
Óbvio, se você está vindo do Brasil ou de qualquer outro lugar que não a Europa, de avião. Daqui do Reino Unido prefira trens. Eles são frequentes, rápidos e, se você der sorte, super baratos. Veja no site do National RailVirgin ou Chiltern. Esses dois últimos são os melhores para achar preços bons saindo de Birmingham.

De Europa tem o trem Eurostar, mas não é a opção mais barata. Os vôos com budget airlines (EasyJet, RyanAir, BMI Baby) as vezes compensa mais.

Acomodação
Londres é cara. Se prepare para gastar se for procurar um bom hotel num bom lugar. Agora se você não liga muito pra ter um hotel luxuoso, tem sempre opção mais barata, em hotéis confortáveis e bem localizados. Tente o Travelodge, que tem hotéis em ótimos lugares, bem no centro de Londres e se fizer a reserva com no mínimo 1 mês de antecedência quase sempre dá pra achar ótimos preços. Por exemplo, hoje achei o Travelodge Tower Bridge por £32.50 - um verdadeiro achado. Os quartos só tem os essenciais - cama, banheiro com chuveiro, secador de cabelo, TV. Mas são sempre limpinhos - convenhamos, ninguém fica muito tempo no quarto do hotel quando vai pra Londres.

Tem outras opções de hotéis baratos: Premier Inn, Best Western (vira e mexe tem promoção), e se você quiser emoção, pode reservar um Top Secret Hotel no lastminute.com. Esses hotéis quase sempre tem ótimos preços, mas você não sabe qual hotel é até fazer a reserva. Geralmente são hotéis bons, tipo Hilton ou Sheraton (alguns do que eu já ouvi falar).

Um hotel que eu fiquei e que tem uma vista linda é o The Tower. Peça um quarto com vista para o Tâmisa e tcharan! Olhe pela janela e veja o cartão postal mais perfeito da cidade.


Transporte
O jeito mais simples de andar em Londres é de metrô. Compre o Zone 1 and 2 day anytime ou off-peak (só é válido entre 9:30 e 16:30) e seja feliz. a maioria dos lugares que são atrações turísticas estão na zona 1 e 2 do underground londrino.

Se preferir ser turista mesmo, tem vários ônibus hop on-hop off, que fazem o circuito dos lugares mais visitados. Não vou recomendar nenhum porque eu nunca usei, então não sei qual o melhor.

Também tem o London Pass, que dá direito a transporte e entrada para algumas atrações da cidade. Vale em todo sistema de transporte de Londres e além disso não se perde tempo em filas nos lugares citados no passe (por exemplo Tower of London). Acho que se for colocar na ponta do lápis, comprando esse passe fica mais barato do que comprar tudo separado, mas faça as contas direitinho - muitos dos lugares que são válidos no passe não estariam no topo da minha lista se eu estivesse em Londres só por alguns dias.



Turista para tirar foto e quiçá visitar
Desça na estação Westminster (linha Circle, District ou Jubilee) e veja:
Big Ben
Houses of Parliament
London Eye
Westminster Abbey

De lá dá pra ir andando pra 10 Downing Street (casa do primeiro ministro), St James's Park, e cair no The Mall a avenida que de um lado tem o Admiralty Arch e do outro o Palácio de Buckingham. Lindo de ver.

Outros lugares de turista:
Hyde Park e a famosa Speaker's Corner, Picadilly Circus, Tower of London e Tower Bridge (a da foto acima), St Paul's Cathedral, Troca de guarda no Buckingham Palace, Trafalgar Square, National Gallery, British Museum, Natural History Museum e o Tate Modern.


Lugares para comprar e comer
Harrod's, Selfridges, Harvey Nicholls, Liberty, o quadrado entre Oxford Street-Regent Street- Picadilly- Park Lane e bem no meio Bond Street com todas as suas marcas famosas, Covent Garden, Fortnum & Mason na Regent St para coisas comestíveis.

Para um cupcake, vá até Lola's, ou Hummingbird Bakey (depois de sair do Natural History Museum). Se preferir algo mais sofisticado, tente os macarons de Pierre Hermé no Selfridges ou Ladurée Cafe no Harrods.

Sempre que posso passo em Leicester Square pra tomar um sorvete no Haagen-Dazs cafe. Não tenho um lugar preferido pra comer em Londres, geralmente é em qualquer pub no caminho quando estou de turista e a trabalho a comida vem até mim! O restaurante do Fortum & Mason é muito bom, mas caro...

Um pouco fora do centro o Westfield Mall é o melhor de Londres. Muitas marcas bacanas e bons restaurantes, mas shopping é sempre tudo igual, só muda o país.

Dicas
  • Se quiser ir assistir a um musical, tente as ticket shops em Picadilly Circus, Leicester Square ou Shaftesbury Avenue. Geralmente se acha ingressos bem mais baratos e para o mesmo dia.
  • Não esqueça de pegar o mapa do metrô. Tem muitas linhas e dá pra ser perder facinho dentro das estações.
  • Tenha sempre um guarda chuva por perto, na Inglaterra nunca se sabe quando vai chover.
  • Popout map é sempre o mapa que eu indico. Dá pra comprar nas bancas de jornal em Londres.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Amsterdam


Wind mills, originally uploaded by KatiaUK.

Fomos visitar Amsterdam mês passado, do dia 29 ao dia 31. Não tem muito pra se ver por lá então 3 dias foram suficientes. Minha rinite alérgica (hayfever) atacou with a vengeance e eu não curti o tanto que gostaria; fiquei impossibilitada, literalmente, de sair do hotel depois das 6 da tarde. No domingo eu estava num estado, que eu só queria ficar no ar-condicionado (lê-se no hotel). Fizemos check out e fomos direto pro aeroporto.

Mas, ao passeio. Chegamos cedo em Amsterdam, pegamos o trem que vai direto à Amsterdam Centraal e que custa só €4.40. O trem demora uns 15 minutos. Chegando lá, compramos o tram ticket para 3 dias, que custou €15, pudemos usar os trams, onibus e metro, mas só usamos mesmo os trams. Fomos para o hotel - ficamos no Amsterdam Marriott que fica na Stadhouderskade 12, perto do Museu Van Gogh. O hotel é bem localizado, perto de tudo. Antes de ir, eu vi o endereço pelo google street view, então me senti em casa quando tive que achar o hotel, uma super ajuda.

Antes de ir, reservamos ingressos pro Van Gogh e pra Anne Frank Huis, para evitar as longas filas, eu remcomendo! Fomos aos dois museus na sexta. No sábado pegamos um tour para ver os famosos moinhos, e de quebra ver como são feitos os clogs de madeira. Foi um dia muito legal (tirando a minha alergia). Quando voltamos à cidade, fomos dar uma volta pelo famoso distrito vermelho, com prostis pra qualquer bolso e gosto. O programa é tão família que eu vi um monte de pais com suas crianças andando por lá. Ah- no almoço achamos um restaurante brasileiro, creia, em Amsterdam eu comi picanha com arroz, feijão preto e farofa e ainda tomei guaraná!

O tempo ajudou, tava um sol lindo e calor suficiente pro povo todo estar na beira dos canais e nos barcos - ah, a gente fez um passeio de barco pelos canais, nada assim lindo de morrer (o passeio de barco em Bruges é mais bonito), mas bonitinho.

No domingo eu queria morrer ou voltar pra casa, então não fizemos muito...