segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Minhas Coxinhas
Semana passada enfiei na cabeça que ia tentar fazer coxinhas no fim-de-semana. No sábado comprei todos os "materiais" e o domingo foi de suor e stress.
Suor porque a massa fica pesada para car valho, haja braço pra mexer. Quando fui fazer as bolas pra rechear quase desisti. As maledetas grudavam na mão mais que cola de sapateiro. Comecei a cozinhar as 10 da manhã. Ao meio dia a massa e o recheio estavam prontos. Almocei, lavei a louça, descansei um pouco e voltei à labuta. Não tirei fotos dessa vez, o stress estava alto por demais!
Terminei de fazer a coxas as 7 da noite e fritei algumas pra ver se estavam decentes. Afe Maria, Mãe de Deus. As coxinhas ficaram ma-ra-vi-lho-sas!!! Crocantes por fora, massa leve e saborosa e o recheio de parar o trânsito.
Fiquei feliz com o resultado, mas o trabalho que dá.... Não sei se vou fazer de novo tão cedo.
Aqui vai a receita, pra quem tiver coragem... eu fiz só metade e rendeu 50, de bom tamanho. Se eu tivesse feito a receita inteira estaria até agora enrolando coxinha!!!
Ingredientes
1 kg de peito de frango (sem pele e sem gordura)
1 kg de batatas descascadas
1 cebola grande
1 tomate maduro
1colher de sopa de sal
1/2 maço de salsinha
2 litros e meio de água
200 g de manteiga ou margarina
1 kg farinha de trigo
Para temperar o recheio:
2 dentes de alho picado
1 cebola picada
1/2 xícara de chá de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto
Para empanar:
Água gelada
Farinha de rosca
Modo de Preparo
1. Em uma panela grande coloque a água, o frango, as batatas, a cebola (eu cortei ao meio), o tomate (eu cortei ao meio), a salsinha e o sal.
2. Deixe cozinhar até o frango e as batatas ficarem macios.
3. Reserve o frango, as batatas e coe 2 litros do caldo do cozimento.
4. Desfie o frango, refogue-o com os temperos do recheio e reserve.
5. Esprema as batatas, coloque-as em uma panela com o caldo coado e leve ao fogo médio. Vai parecer aguado, mas tenha fé!
6. Quando abrir fervura, acrescente a manteiga e deixe derreter.
7. Adicione a farinha mexendo energicamente até a massa desprender da panela. A massa vai ficar bem pesada, bem rápido, mas continue mexendo pra não ficar com pelotas de farinha. Tudo dissolve rápido.
8. Deixe a massa esfriar e, em seguida, tome pequenas porções de massa e recheio com o frango, se começar a colar, unte as mãos com margarina, ajuda muito!!
9. Modele as coxinhas, empane passando na agua gelada e na farinha de rosca.
10. Frite em óleo quente e deixe escorrer bem em papel toalha antes de servir.
Eu fiz a farinha de rosca em casa, porque não achei no supermercado. Comprei uma baguete, deixei ficar dura, cortei em pedaços e passei pelo processador. Não ficou fininha que nem farinha de rosca, mas ficou fina o suficiente.
Essa receita dá pra congelar. Depois de passar pela rosca, coloque as coxinhas numa forma em pé e separadas e coloque no freezer. Deixe por algumas horas. Passe pra um saco de freezer e deixe no congelador. Dessa maneira elas não grudam umas nas outras e dá pra usar a quantidade que quiser sem ter que descongelar tudo.
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
katia!!!! lambi o monitor! Que delicia.
Estou aqui pensando se algum dia terei coragem de fazzer coxinhas.
beijocas
Maria Ines
Postar um comentário